A secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Moraes, afirmou que o abastecimento de água está alinhado com "projetos abrangentes" do Governo do Estado. A declaração da titular da pasta foi dada na terça-feira (21), durante entrega de um sistema na cidade de Santa Rita de Cássia (oeste da Bahia), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Falar em abastecimento hídrico é muito mais, na verdade, do que levar água para consumo humano. Claro que essa é a prioridade da vida, até porque água é vida, é dignidade, mas é um projeto muito maior. Água é matéria-prima para absolutamente tudo. É sobre agricultura familiar, alimentação animal. A gente tem que pensar na amplitude do que isso significa. E isso é fortalecer, como sempre, a nossa base social”, declarou ela.
Nos projetos, a Secretaria investiu quase R$ 1 milhão, abrangendo a construção de todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água para aproximadamente 700 residentes das comunidades locais.
Uma delas, a Caraíbas de Melo, habitada por famílias de pequenos produtores, também desfrutou dos benefícios. Cerca de 60 famílias foram incluídas no projeto. Adicionalmente, foram realizadas 136 conexões domiciliares nas áreas de Lagoa dos Ferrões e Engenho, situadas aproximadamente a 50 quilômetros do centro urbano do município.