O ministro Paulo Pimenta, chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), estuda a criação de um “gabinete do amor” no Palácio do Planalto. O governo deve contratar influenciadores digitais que ajudaram a impulsionar a candidatura de Lula nas redes sociais. As informação são da coluna de Guilherme Amado, para o Metrópoles.
Segundo a publicação, ainda não está nítida em qual área da Secom os influenciadores trabalhariam e quais seriam suas funções efetivas no governo federal. O certo é que os contratados forneceriam expertise ao Planalto para demarcar a presença de Lula nas redes sociais.
Durante o governo Bolsonaro, o terceiro andar do Planalto sediou a estrutura que ficou conhecida como “gabinete do ódio”, responsável pela produção de fake news e pelo assassinato de reputações dos detratores do governo.
Investigações preliminares apontam que os bolsonaristas também planejaram os ataques terroristas aos Três Poderes em aplicativos de mensagem. A tentativa de golpe foi difundida com postagens cifradas no Twitter, no Facebook e no Instagram.