Na última semana, os principais candidatos às eleições presidenciais de 2022 têm trocado farpas sobre as obras de transposição do Rio São Francisco. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) quer ter mérito em um trabalho que não é seu.
"Tem gente se vangloriando com o trabalho dos outros", disparou o petista em publicação realizada nesta sexta-feira (12), em seu Twitter. Lula afirma que 88% das obras foram feitas nos governos dele e da ex-presidente Dilma Rousseff e que Bolsonaro "só apareceu para tirar foto".
A publicação diz respeito à participação do presidente na inauguração de um trecho da transposição, nesta terça-feira(8). "Desesperado com o resultado das pesquisas eleitorais que mostram sua rejeição na região Nordeste, tenta ganhar alguma popularidade às custas do trabalho e dedicação alheios. Ele foi o responsável por apenas 7% da obra", disse Lula.
Na última quarta (9), Lula disse que a transposição é uma herança de seu governo e desafiou Bolsonaro a mostrar isso. Em resposta, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou que a obra foi marcada por "abandono e desperdício" nos anos em que esteve sob a gestão petista e disse que a intervenção "não tem dono".