Política

Satélite: Caneta sem tinta

Com a nomeação do ex-ministro Jaques Wagner os líderes da base aliada ao governo Rui Costa (PT) vão iniciar a operação de isolamento do secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes.

NULL
NULL

Resultado de imagem para fotos de jaques wagner

 

Com a nomeação do ex-ministro Jaques Wagner para o comando do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), os líderes da base aliada ao governo Rui Costa (PT) vão iniciar a operação de isolamento do secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes.

A estratégia, antecipada pela coluna na edição do dia 4 deste mês, é tratar apenas com Wagner os assuntos ligados à articulação política, área tocada por Josias. A ofensiva foi costurada entre deputados, prefeitos e dirigentes de partidos insatisfeitos com o articulador do Palácio de Ondina.

O retorno de Wagner ao alto escalão do governo, oficializado ontem por Rui, é visto como a última esperança de evitar a debandada de siglas alinhadas ao PT no estado, mas ligadas ao Palácio do Planalto no Congresso Nacional. Em especial, PSD, PP e PR.

Fora da órbita

Para deixar Jaques Wagner longe de Josias Gomes, Rui Costa retirou o Codes da estrutura da Secretaria de Relações Institucionais.

Em decreto também publicado ontem no Diário Oficial do Estado, o petista colocou o conselho sob a alçada direta do Gabinete do Governador. A mudança garante ao ex-ministro liberdade para atender demandas de ordem política e costurar acordos com lideranças da base.

Antes de ser cotado para um cargo no CAB, Wagner criticava abertamente Josias em conversas com interlocutores próximos. Para ele, o articulador de Rui está mais interessado em cuidar do próprio futuro do que do governo

(Correio) (AF)