Política

Saiba quem pode assumir presidência da CCJ na AL-BA após licença de Maria Del Carmen

Deputada estadual tirou licença por 180 dias da Casa por motivos de saúde

Divulgação/AL-BA
Divulgação/AL-BA

Com o pedido de licença da deputada estadual Maria Del Carmen (PT), durante 180 dias, por questões de saúde, dois pontos foram levantados dentro da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA): a primeiro deles é de quem seria a substituta da parlamentar na Casa.

Esse foi resolvido com a posse, na manhã desta quarta-feira (31), da suplente, Lucinha do MST (PT), em evento que ocorreu na AL-BA e contou com as presenças de, entre outros nomes, da agora deputada federal Elisângela Araújo (PT-BA), que até recentemente era secretária de Políticas para as Mulheres (SPM) do governo Jerônimo Rodrigues (PT).

O segundo ponto é que ainda está em discussão, sobre quem será o substituto de Maria Del Carmen na Presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da AL-BA. Nos bastidores, de acordo com a apuração do PORTAL SALVADOR FM, a informação é a de que o deputado estadual Robinson Almeida (PT) está entre os principais cotados para ocupar o cargo.

O petista é um dos quatro membros suplentes do colegiado, que ainda é formado pelos seguintes deputados titulares: Alan Sanches (União), Euclides Fernandes (PT), Felipe Duarte (PP), Ivana Bastos (PSD), Júnior Nascimento (União), Matheus Ferreira (MDB) e Vitor Bonfim (PV).

Em caso seja confirmado o nome de Robinson Almeida no comando da CCJ, o PT manteria o controle da principal Comissão da Casa, responsável por avaliar os aspectos constitucional, legal e jurídico das proposições de todos os projetos que tramitam na AL-BA.