Política

Saiba quantos homens o Exército vai mobilizar para o 7 de Setembro

Objetivo é blindar evento contra ameaças bolsonaristas

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR

Para prevenir atos de violência no 7 de Setembro, que neste 2023 será comemorado na próxima quinta-feira, o Exército vai mobilizar 17 mil homens no desfile cívico do Dia da Independência nas sedes de oito comandos da área da Força Armada.

Conforme o Estadão, apesar de não ser esperado nenhum discurso do presidente Lula (PT), a exemplo do que fizera, nos anos anteriores, o ex-chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro (PL), para seus seguidores em Brasília, no Rio e em São Paulo, o risco de confusão permanece e, por isso, a mobilização está ocorrendo.

No Distrito Federal, o governo criou uma espécie de força-tarefa para prevenir atos de violência no evento. Foram convidados a participar do grupo, que trabalhará até o próximo domingo (10), representantes dos Ministérios da Defesa, da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), além da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Além disso, foi solicitado o uso da Força Nacional da Segurança para reforçar o policiamento em Brasília, o que foi concedido. O esquema deve ser maior do que o da posse de Lula, em janeiro. Todas essas são medidas preventivas para evitar surpresas ou barrar planos de quem quer que esteja planejando badernas.