Política

Saiba qual foi a reação de Jair Bolsonaro após Polícia Federal questioná-lo se era "cis"

Ex-presidente foi ouvido pela Polícia Federal na quinta-feira (22), no âmbito da operação Tempus Veritatis

Natanael Alves/PL
Natanael Alves/PL

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi interrogado na quinta-feira (22), pela Polícia Federal (PF), no âmbito da operação Tempus Veritatis, que apura informações relacionadas às suspeitas de que uma organização criminosa trabalhava para promover um golpe de Estado no país, em 2022.

Entre os questionamentos feitos pelo delegado que o interrogava, um deles foi sobre se Bolsonaro era "cis", em referência à denominação "cisgênero" — o termo é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero designado quando nasceram, o qual é associado socialmente ao sexo biológico.

De acordo com o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o liberal, que decidiu ficar em silêncio em relação às perguntas sobre a investigação em si, respondeu ao delegado da PF que não sabia o que era “cis”.

Em seguida, Jair Bolsonaro foi informado de que a pergunta fazia parte de um novo procedimento da PF, que passou a incluir os termos “transgênero” e “cisgênero” na lista de dados de pessoas que prestam depoimento à corporação.

No mês de janeiro, a corporação decidiu adotar o procedimento para se alinhar às diretrizes adotadas pelo governo Lula para políticas LGBTQIA+. A identificação também inclui o campo “orientação sexual”.