Eleições

Saiba qual candidato ao Governo da Bahia vai aparecer mais tempo na TV e no rádio

O TSE definiu os critérios para distribuição do tempo de propaganda, com base na quantidade de deputados eleitos no último pleito por cada partido da coligação

Montagem/Salvador FM
Montagem/Salvador FM

No dia 26 de agosto começa uma nova etapa das campanhas eleitorais deste ano, com o início das veiculações das propagandas partidárias gratuitas na rádio e televisão. 

O tempo que cada postulante tem direito é definido, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na quantidade de deputados eleitos no último pleito pelos partidos que formam a coligação. Em um bloco de 10 minutos, 90% são distribuídos respeitando a este critério, e os outros 10% são divididos igualitariamente entre todos os candidatos.

No último pleito em 2018, vários partidos não atingiram a cláusula de barreira, quando as legendas não alcançam um percentual mínimo de votos: entre elas estão o PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP.

Até o momento, são quatro nomes oficializados na disputa pelo Governo da Bahia, devidamente registrados no TSE: o de ACM Neto (UB), Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kléber Rosa (PSOL). Presente em toda a pré-candidatura, Giovani Damico (PCB) ainda não registrou a sua chapa.

De acordo com o levantamento preliminar feito pelo Portal Salvador FM, os dois nomes que hoje ocupam as primeiras posições nas pesquisas de intenções de voto concentram mais de 80% do tempo total distribuído.

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, conta com o maior arco de alianças que o coloca na dianteira como candidato com maior tempo disponível de propaganda. Ele deve ter cerca de 4 minutos e 39 segundos para mostrar e apresentar as suas propostas. 

A sua coligação 'Para Mudar a Bahia' reúne a federação PSDB Cidadania(PSDB/CIDADANIA), Republicanos, PP, PDT, PTB, Podemos, PSC, DC, PRTB, União Brasil, Solidariedade, PROS e PMN.

Em sua primeira eleição, Jerônimo Rodrigues, vai desfrutar do maior tempo de propaganda, com cerca de 3 minutos e 39 segundos para poder mostrar os pontos da sua campanha e o que pretende implantar caso seja eleito. Os partidos da coligação 'Brasil da Esperança' são a federação PT/PCdoB/PV, PSB, PSD, Avante e MDB.

Ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL) parte para o pleito com a coligação PMB, Patriota, PL e PROS, que dá direito a 1 minuto e 14 segundos de exposição na TV e rádio.

Já Kléber Rosa, candidato da federação PSOL/Rede, não coligou com outros partidos e vai ter direito a aproximadamente 35 segundos de propaganda.