Política

Saiba quais secretarias faltam ser preenchidas por Jerônimo; confira

Governador eleito anunciou mais cinco nomes que vão exercer cargos importantes na sua gestão a partir de 2023

Vagner Souza /Salvador FM
Vagner Souza /Salvador FM

O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou na manhã desta quinta-feira (22), em coletiva de imprensa no auditório do Desenbahia, em Salvador, mais cinco nomes que vão compor o seu secretariado.

Na segunda-feira (19), o petista já tinha soltado o nome de 11 dos 23 secretários e secretárias que exercerão seus cargos a partir de 2023.

Com o anúncio de hoje, restam agora outras dez pastas que restam ter confirmados seus titulares.

Entre as mais aguardadas está a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que tem cotados o ex-ministro Wellington César, com carreira no Ministério Público da Bahia (MP-BA), e o coronel da Polícia Militar, Paulo Coutinho, comandante da corporação.

Na Comunicação, o favorito é o já secretário André Curvello, que liderou a campanha de Jerônimo. Segundo informações do Portal Salvador FM, nas primeiras semanas das tratativas, nem Jerônimo nem o próprio governador Rui Costa (PT) conseguiram ouvir dele uma resposta definitiva do convite para permanecer no cargo.

Há a expectativa também que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) fique com o deputado Angelo Almeida, da cota do PSB, dando margem para que a sua primeira suplente, Fabíola Mansur, retome a sua cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

A Secretaria de Cultura também vive um impasse. Hoje sob o comando de Arany Santana, a pasta foi ventilada para acomodar o PCdoB, que recusou indicar a deputada estadual Olívia Santana. Nos corredores, circula ainda o nome da diretora do Teatro Castro Alves, Rose Lima. 

Com a proximidade do Carnaval, é possível que Arany permaneça na Secult ao menos no primeiro trimestre do mandato de Jerônimo.

O PCdoB deve ficar também com a pasta de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que tem hoje o presidente estadual da sigla, Davidson Magalhães, como titular. A perspectiva é de oxigenar a pasta nomeando um novo quadro. O favorito é o vereador e líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS), Augusto Vasconcelos.

Veja a lista com secretariados que faltam ser anunciados:

– Segurança Pública (SSP)
– Comunicação Secom (Secom)
– Secretaria da Administração (Saeb) 
– Desenvolvimento Econômico (SDE) 
– Desenvolvimento Urbano (Sedur)
– Política para as Mulheres (SPM)
– Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)
– Cultura (Secult) 
– Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) 
– Planejamento (Seplan)