Eleições

Saiba o que candidato e eleitor podem e não podem fazer neste domingo

144 milhões de eleitores devem ir às urnas para eleger prefeitos e vereadores.

NULL
NULL

Resultado de imagem para fotos de pessoas votando

 

Neste domingo (2), data em que é realizado o primeiro turno das eleições municipais de 2016 candidatos e eleitores ainda têm de cumprir uma série de regras determinadas pela Justiça Eleitoral.

As regras para candidatos e eleitores no dia da votação são ainda mais restritas. Por exemplo, não será permitido boca de urna, ou seja, fazer comícios, carreatas ou propaganda de partidos ou candidatos com alto-falantes.

O eventual descumprimento de regras vedadas aos candidatos pode levar a punições que variam desde o pagamento de multa até a cassação da candidatura, dependendo da gravidade da infração.

No entanto, não são apenas os candidatos a prefeito e vereador que precisam se manter na linha.

A Justiça Eleitoral elaborou uma série de restrições aos mais de 144 milhões de eleitores que devem ir às urnas neste domingo, que vão desde regras para o uso da internet até limites para doações aos candidatos.

Nos municípios onde a eleição for decidida no segundo turno, a campanha irá até 29 de outubro, um dia antes da última votação, no dia 30 (domingo).

Um dos principais responsáveis no Ministério Público pela fiscalização do processo eleitoral deste ano, o vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, ressalta que a contribuição mais importante dos eleitores para manter a lisura dessas eleições é não venderem seus votos.

(G1) (AF)