Além da pesquisa acerca das intenções de voto para a Prefeitura de Salvador, em 2024, o instituto Paraná Pesquisas trouxe também uma avaliação, por parte dos soteropolitanos, da gestões do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Lula (PT).
Com relação ao chefe do Executivo federal, 67,4% dos entrevistados disseram que aprovam a condução do Lula, que está em seu terceiro mandato, na administração nacional. Por outro lado, 27,2% disseram que desaprovam e outros 5,3% não souberam ou não quiseram opinar sobre o assunto.
Os entrevistadores também quiseram saber qual a avaliação dos eleitores de Salvador sobre a gestão federal. Nesse quesito, 53,3% consideraram o "Lula 3" ótimo ou bom, 22% afirmaram que o governo é regular, 22,2% julgaram como ruim ou péssimo e 2,6% não souberam ou não quiseram opinar.
Governo Jerônimo
A gestão do governador Jerônimo Rodrigues também foi avaliada pela pesquisa. Nela, o petista recebeu a aprovação de 55,5% dos soteropolitanos. Ademais, 34,3% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista e 10,2% não sabem ou não opinaram.
A pesquisa mostra que 8,3% consideram o governo de Jerônimo "ótimo", enquanto 29,1% dos consultados a definem como "boa". A gestão dele é "regular" para 29,7% das pessoas.
Por outro lado, a administração do ex-secretário de Educação da Bahia é classificada como "ruim" por 9,1% dos baianos e "péssima" para 16,8% dos entrevistados. Não sabem ou não opinaram representam 7%.
O levantamento do instituto Paraná Pesquisas, feito em parceria com o Bahia Notícias, ouviu 804 eleitores entre os dias 17 e 21 de março deste ano. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.
A pesquisa encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/22.