O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), recebeu o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na quarta-feira (31) na para tratar de orçamento. Ambos conversaram também sobre o veto do presidente Lula (PT) a 5,6 bilhões em emendas parlamentares de comissão.
O corte, conforme "O Globo", gerou reação do Congresso, e o Planalto trabalha para apresentar uma proposta alternativa, evitando a derrubada do veto e uma derrota no governo na largada dos trabalhos legislativos de 2024.
O pepista recebeu o titular da pasta no momento em que está há pelo menos um mês sem falar com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo. Desta forma, Lira elegeu como interlocutores o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), Rui Costa e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar de assuntos de interesse do Palácio do Planalto.
No entanto, Rui combinou com Padilha os parâmetros da conversa que teria com Lira. Caso não houvesse nenhum diálogo entre os principais auxiliares de Lula com o deputado, o governo correria o risco de ver suas pautas paralisadas na Câmara.