Política

Rui enfrenta resistência e Wagner trabalha para garanti-lo na Casa Civil, dizem jornais

Petistas argumentam que Rui não teria domínio de temas nacionais e não teria bom trânsito na classe política

Divulgação
Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa, encontra resistência de membros do Partido dos Trabalhadores de São Paulo para assumir a Casa Civil no próximo governo Lula, a partir de 2023. De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site “Metrópoles”, os membros argumentam que Rui não teria domínio de temas nacionais e não teria bom trânsito na classe política.

Contudo, as críticasccontrariaram Lula, que argumentou que Rui Costa foi fundamental nos governos de Jaques Wagner na Bahia, assim como Dilma Rousseff foi de seus governos. E disse ainda que a boa situação financeira da Bahia seria a maior credencial do governador baiano.

Quem está na defesa para Rui ser ministro-chefe da Casa Civil é o senador Jaques Wagner. De acordo com o jornal O Globo, Wagner estaria trabalhando para alçar o nome de Rui. A publicação ainda revela que o governador é o nome mais bem posicionado para o cargo atualmente pelo perfil conciliador e pela boa aprovação como chefe do Executivo estadual.

Desta forma, a avaliação seria de que as características credenciam Rui para o posto, que tem como uma das tarefas coordenar o trabalho de outros ministérios. Por ter garantido ampla vitória a Lula na eleição, o PT da Bahia cobra participação de relevância no governo.