O governador Rui Costa (PT) foi apontado ontem como o terceiro melhor avaliado entre 13 líderes estaduais pesquisados pela Paraná Pesquisa. O instituto ouviu em outubro do ano passado 1.325 pessoas em 70 municípios do estado. Do total de consultados, 59,5% disseram aprovar a gestão do petista. Entre os entrevistados, 33,6% desaprovaram a maneira Rui Costa de governar, que completou na semana passada um ano no comando do Estado. No topo do ranking dos governadores melhor avaliados pela população, aparece o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), que obteve 67,5% de aprovação. A segunda maior aprovação ficou com o chefe do Poder Executivo de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), que atingiu 64,4% de aprovação.
“Quanto mais cedo agirmos, o melhor para a Bahia acontece. Há um ano como governador e estar entre os gestores mais competentes do país me mostra que estamos no caminho certo”, disse o líder baiano, em postagem em sua conta no Facebook. Rui Costa ainda aproveitou o resultado para brincar com um apelido que ele mesmo se autointitulou no início da sua gestão. “No Governo, todos já sabem: É correria! Vou honrar o compromisso assumido com cada baiano. Seguirei determinado e conto com pessoas também compromissadas por uma Bahia com mais oportunidades”, comemorou.
No levantamento anterior, divulgado em julho, o governador contava com a aprovação de 57,1% dos baianos, um crescimento dentro da margem de erro da consulta atual, que foi de 3%. Já os que desaprovavam eram 36,5% em setembro. Para o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, essa é a percepção do partido. “Por onde a gente anda, a gente sente uma demonstração de confiança e aprovação. É uma coisa que apostamos na campanha, em cima do seu perfil, na transição foi consolidando e, quando ele assumiu, foi demonstrando a capacidade de gerenciar e dialogar com os partidos e com a sociedade, o que consolida aquela aposta que fizemos”, disse o dirigente estadual, ao destacar o que chamou de “olhar social muito forte” do líder baiano.
“Uma determinação que fica cada vez mais clara. Ele prioriza a Educação, a Saúde e a Segurança. Ele cuida do todo, mas com um olhar especial para a questão social”, avaliou. Questionado se o perfil do governador, considerado mais gestor do que político, ajuda nos atuais índices de aprovação, o presidente do PT afirma que ajuda. “Dizem que Rui faz muita gestão e pouca política. Mas, Rui tem uma compreensão, e eu me alinho a ele, de que a melhor forma de fazer política para quem está administrando é cuidar e aplicar bem o dinheiro do povo. À medida que o povo elege para tomar conta da coisa pública, a melhor forma de fazer política mais concreta é essa como ele está fazendo”, defendeu Anunciação.