A visita fora da agenda do presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal foi fortemente criticada pelo governador Rui Costa e pelo prefeito ACM Neto em coletiva na qual os dois gestores apresentaram ações para intensificar o combate ao novo coronavírus.
“A falta de empatia, de qualquer sensibilidade do presidente com a vida humana é assustadora”, assinalou o governador.”Eu entendo que essa ida dele ao Supremo foi mais um jogo de cena. O Supremo já decidiou”, complementou ACM Neto. Rivais na política, os dois gestores reafirmaram a afinidade de atuação no enfrentamento da crise sanitária.
Rui Costa relatou que a cobertura da mídia europeia vem mostrando que “a imagem do Brasil no exterior está absolutamente desgastada”. Conflitos do ano passado, agressões a imprensa e a falta de cacapcidade de criar uma ação única com governadores e prefeitos criam este desgaste, segundo o governador. “
Eu tenho confiança no STF, que vai manter as decisões do governadores e dos prefeitos no sentido salvar vidas. De longe não vai atender a apeolos insanos, insensatos, insensíveis”, ressaltou o governador.
Tanto Rui como ACM Neto pontuaram que o distanciamento social visa evitar um colapso nas redes sociais que afertarão a todos, mesmo aqueles que podem contar com assistência privada.Para o prefeito, as atitudes do presidente geram dúvídas na cabeça das pessoas.
ACM Neto avaliou ainda que, se o governo federal estivesse ao lado de estados e municípios, “talvez nós já estivessemos superado isso, talvez a gente tivesse conseguido mais êxito. “Se não fossem as açoes de governadores e prefeitos já teriámos testemunhando um genociídio. O Brasil seria o primerio pais em número de obitos”, completou.
No final da entrevista, Rui Costa destacou o papel da mídia durante a pandemia.”Eu quero me solidarizar com a imprensa, que tem sofrido inúmeros ataques. É impressionante o número de notícias falsas. Vocês cumprem uma função muito importante neste momento”.
Bahia..ba// Figueiredo