O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) evitou falar sobre o seu apoio à presidência da Câmara dos Deputados. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) orientou que os ministros não se envolvam na votação.
“A orientação do presidente Lula é que os ministros não interfiram na votação da Câmara dos Deputados. Uma interferência direta dos ministros é absolutamente inadequada”, disse Rui durante entrevista ao programa PNotícias, da Piatã FM, na manhã desta quinta-feira (24).
Apesar de não declarar apoio, Rui afirma estar contente com as candidaturas dos baianos Elmar Nascimento (União) e Antonio Brito (PSD).
“Me orgulho de ter dois baianos disputando a presidência da câmara dos deputados, independente de questões partidárias. Os dois estão fazendo o dever de casa pra tentar conseguir votos necessários”, finalizou.
Elmar tenta apoio do PT
Com o intuito de garantir o apoio do PT a candidatura dele à Presidência da Câmara dos Deputados, o parlamentar baiano Elmar Nascimento (União) ofereceu à sigla a 1ª vice-presidência da Casa, caso vença a eleição.
O congressista vem fazendo movimentações após o agora ex-aliado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, ter declarado apoio a candidatura do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) para a disputa ao cargo em fevereiro de 2025.