O governador Rui Costa (PT), em Morro do Chapéu, nesta segunda-feira (15), durante a viagem de número 500, confirmou que a Embasa iniciará a implementação de Parcerias público-privadas (PPPs).
“As PPPs sairão. Acredito que o presidente da Assembleia [Legislativa da Bahia], Nelson Leal (PP), vai botar nesta segunda-feira para votação o empréstimo “para ampliar o número de investimento na Embasa e nós vamos fazer sim cada vez mais projetos que envolvam PPPs”, afirmou, sem citar, no entanto, quem será o novo comandante da empresa.
Ele já havia antecipado que busca um nome de perfil técnico que possa conduzir “os desafios atuais, a começar pelo novo formato". Conforme o BNews publicou, futuramente a meta de Rui é privatizar órgão.
O empréstimo a que o chefe do Executivo estadual se refere autoriza o Governo do Estado a prestar contragarantia à União em operação de crédito entre a Embasa e a empresa alemã KFW.
No valor de 60 milhões de euros, cerca de 250 milhões de reais, o financiamento será destinado ao programa de saneamento com uso enérgico de biogás no tratamento de esgoto na região metropolitana de Salvador.
Bnews // AO/// Figueiredo