Política

Rui Costa anuncia que ViaBahia perderá contrato da BR-324 e BR-116: "Sai em dezembro"

A expectativa é que o governo federal já inicie obras de melhorias nas rodovias no começo de 2025

Divulgação
Divulgação

Em agenda na cidade de Vitória da Conquista, o ex-governador da Bahia e ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que a ViaBahia, concessionária que administra as rodovias BR-324 e BR-116, vai deixar o contrato firmado com o governo federal. A gestão da empresa tem sido alvo de reclamações por descumprimento de termos do contrato assinado há cerca de 15 anos.

Durante coletiva de imprensa no Hotel Livramento, Rui Costa informou que ainda falta a saída ser homologada, mas é algo que já está encaminhado. “Na quinta-feira (19), foi o último dia dado para a ViaBahia entrar em acordo com o governo e não se chegou ao acordo. Não tendo o acordo, nós solicitamos então que a ViaBahia saísse, deixasse o contrato. Está encaminhada essa saída. Ou seja, o governo vai retirar a ViaBahia da concessão. Isso será homologado ainda, será submetido ao pleno do Tribunal de Contas. Se o TCU entender justo e acertado o encaminhamento de retirada da ViaBahia nas condições que estão escritas na negociação, a Via Bahia sai em dezembro”, explicou.

Ainda conforme noticiado pelo Blog do Andeson, o ministro informou que o governo federal vai realizar obras importantes nas estradas já nos primeiros meses do ano que vem. “Vamos preparar uma outra concessão, mas enquanto é preparada, nós vamos fazer os investimentos na BR-116 e na BR-324. Falta o julgamento final do Tribunal de Contas, mas está encaminhada a retirada da ViaBahia. Tanto na 116, quanto na 324, porque ela não vem executando plenamente o contrato e não sinalizou nenhuma proposta dentro dos parâmetros legais”, ressaltou.