Oóleo que está atingindo a costa do Nordeste foi destaque, na noite desta quarta-feira (23), durante a entrevista do governador da Bahia, Rui Costa (PT), na Central Globo News. Ele foi sabatinado por repórteres e comentaristas da emissora e não poupou críticas ao Governo Federal.
Na avaliação do petista, a resposta da equipe de Jair Bolsonaro (PSL) ao desastre ambiental que está afetando os estados nordestinos foi muito tardia e se limita a tirar óleo da areia.
“Causa perplexidade e indignação na população a falha na reação do Governo Federal. Os estados e municípios não possuem especialistas em petróleo. Há mais de 45 dias apareceram as primeiras manchas […] É preciso que o Governo Federal pare com critérios políticos”, detonou Rui Costa.
O governador citou que a primeira medida do Governo Bolsonaro foi acusar outro país do vazamento “ao invés de tomar medidas de proteção e mitigadoras”. Para ele, o correto seria primeiro salvar as vidas e depois apurar quem foi o responsável pelo desastre.
Rui destacou que as maiores preocupações para a Bahia são os manguezais, corais, estuários, pois são áreas mais difíceis para a remoção do óleo, e o impacto econômico da tragédia ambiental no turismo e no trabalho de pescadores e marisqueiras.
“Hoje, no Litoral Norte da Bahia, temos sete dos nove estuários contaminados com óleo e estamos sem ajuda especializada. Precisamos de orientação técnica. É preciso que o Governo Federal traga especialistas para assessorar os estados e municípios”, apontou.
BNes//// Figueiredo