O líder da bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT), disse que o pedido de empréstimo do Governo no valor de US$ 42 milhões (cerca de R$205 milhões) deve ser votado até o dia 18 de dezembro. O valor terá como destino o Programa Bahia Digital.
“Acredito que até o dia 18 de dezembro nós vamos votar porque é muito importante para melhorar o sistema tecnológico do nosso estado. Nós precisamos melhorar a informatização do estado para dar agilidade e melhor desburocratizar inclusive na área da Fazenda para que a gente possa ter uma condição melhor de fiscalização”, defendeu Rosemberg em entrevista ao Portal Salvador FM, na manhã desta segunda-feira (27).
Já a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que abrirá brecha para a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), só deve ser votada em 2024.
“Do ponto de vista do regramento da Casa, é muito improvável porque não há prazo suficiente para votar esse ano ainda e também não acredito que o presidente não irá tomar esse tipo de medida extra-regimento para que apresse a votação, até porque não tem necessidade de ser votado porque se aprovada ou reprovada ela só terá influência em 2025”, explicou.
Rosemberg falou ainda sobre a vaga para o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), após a aposentadoria compulsória do conselheiro Fernando Vita. Há pelo menos quatro nomes na disputa, em destaque o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA).
“Há um sentimento na Casa que deva ser um deputado estadual, mas é natural que o deputado Daniel Almeida é uma pessoa respeitada, tem um partido por trás. Mas dentro do PCdoB tem também o deputado Fabrício Falcão, aí é preciso saber qual é a indicação desse partido para que possa tramitar na Casa Legislativa. O meu sentimento lá é que é muito forte a reivindicação de que seja um parlamentar da Casa Legislativa baiana”, finalizou.