O deputado federal João Roma (PL) pede providências ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal contra supostas invasões a fazendas no Extremo Sul da Bahia.
A declaração ocorre em meio à crescente de violência contra indígenas da etnia Pataxó na região. Nesta terça-feira (17), dois jovens foram assassinados na Terra Indígena Barra Velha, na cidade de Itabela.
“Desde o final do ano passado que estamos denunciando essas ações criminosas de bandos armados, dizendo-se índios, aterrorizando a região. E agora está recrudescendo este movimento ilegal”, alerta Roma.
Também presidente estadual do PL na Bahia, o parlamentar minimizou os casos de violência e diz que as demarcações de terra seguem um rito burocrático, e que aqueles que ocupam as terras não passam de "oportunistas".
“Não podemos permitir que, em pleno Século XXI , o Extremo Sul se transforme em bangue-bangue por oportunistas que se passam por indígenas para invadir criminosamente propriedades sob o arrepio da lei. A barbárie não pode prevalecer no estado democrático de direito”, diz João Roma