Eleições

Rodrigo Garcia declara apoio a Bolsonaro e Tarcísio de Freitas em SP

O anúncio de Rodrigo veio antes da decisão da executiva nacional do PSDB

Reprodução
Reprodução

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o candidto ao governo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e declarou “apoio incondicional” à reeleição do presidente e à candidatura do ex-ministro ao governo do estado.

Rodrigo foi o terceiro colocado na disputa ao governo, com 18,40% dos votos válidos no primeiro turno – ele ficou atrás de Tarcísio, que teve 42,32%, e Fernando Haddad (PT), que obteve 35,70%.

O anúncio de Rodrigo veio antes da decisão da executiva nacional do PSDB, que deve sinalizar em reunião nesta terça-feira (4) a liberação de seus diretórios regionais para firmarem as alianças que acharem mais adequadas no segundo turno.

O apoio do governador paulista complica a vida do ex-presidente Lula(PT) no segundo turno, já que os governadores dos três maiores colégios eleitorais do país apoiam Bolsonaro — Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, já haviam feito gesto em apoio ao presidente.

Lula havia dito na segunda-feira (3), que estava disposto a conversar com Rodrigo Garcia e com o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite 9PSDB), que tenta voltar ao governo do estado.

O senador Tasso Jereissati, uma das lideranças históricas do PSDB, havia anunciado na segunda, apoio a Lula.