Política

Requerimento para abertura da CPI da Coelba é publicado no Diário Oficial

A criação da CPI é de iniciativa do deputado Tum, e visa investigar ações e omissões da Coelba na prestação de serviços no estado

Reprodução/AL-BA
Reprodução/AL-BA

O requerimento para instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito da Coelba na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), foi publicado nesta terça-feira (9), no Diário Oficial da Casa. A criação da CPI é de iniciativa do deputado Tum (PSC), e visa investigar ações e omissões da Coelba, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.

De acordo com o deputado, desde que anunciada, a CPI vem ganhando apoio parlamentar e da opinião pública, mesmo sob forte pressão da Coelba, que estaria tentando esvaziar a investigação. “Quando apresentei o pedido, 31 colegas me apoiaram. Hoje, já são 39 assinaturas ao requerimento, 18 a mais que o mínimo necessário”, declarou Tum.

Tum comemorou ainda o reconhecimento do presidente da Casa, Adolfo Menezes, sobre a existência de um incômodo generalizado dos deputados com a Coelba. O precedente criado pela decisão do ministro Roberto Barroso, da Suprema Corte, ao decidir pela abertura da CPI da Covid, no Senado, reforçou a confiança na instalação de um inquérito estadual. 

Na justificativa para instauração da Comissão, Tum declara a falta de transparência na composição dos preços cobrados aos baianos, bem como questiona a falta de um plano de expansão da rede, o que tem inviabilizado novas ligações elétricas do programa Luz para Todos e a implantação de grandes empreendimentos, que poderiam estar gerando emprego, renda e impostos na Bahia.