Em queda

Reprovação ao governo Lula na Bahia ultrapassa os 50%, diz pesquisa

Pesquisa da Genial/Quaest sobre o governo Lula foi divulgada nesta quarta-feira (26)

Reprovação ao governo Lula na Bahia ultrapassa os 50%, diz pesquisa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), apontou que a reprovação ao governo Lula (PT), no Bahia, ultrapassou os 50%. Nas eleições de 2022, o estado teve grande importância na condução do petista à Presidência da República, após deixar o cargo, em 2010.

De acordo com os dados, em comparação com o último levantamento, de dezembro do ano passado, Lula tinha 33% de desaprovação. De lá pra cá, no entanto, o índice cresceu 18 pontos, chegando, agora, a 51%. Por outro lado, a aprovação da gestão Lula 3 caiu de 66% para 47% no mesmo período.

O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Ao todo, foram entrevistadas 1.200 pessoas na Bahia e a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Além da Bahia, outro estado nordestino onde a pesquisa ocorreu foi em Pernambuco. Por lá, A desaprovação do presidente cresceu 17 pontos percentuais, saindo de 33% para 50%, enquanto a aprovação caiu de 65% para 49%. Foram ouvidas 1.104 pessoas.

Governo Lula também é avaliado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

A pesquisa da Genial/Quaest ainda foi realizada em outros seis estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

A maior taxa negativa é registrada em Goiás (70%), seguido de São Paulo (69%), Paraná (68%), Rio Grande do Sul (66%), Rio de Janeiro (64%) e Minas Gerais (63%).

Nessas unidades da Federação, a maior aprovação do petista é no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, ambos com 35%. O índice é de 33% entre os gaúchos e 30% entre os paranaenses. A aprovação entre os paulistas é de 29%. Entre os goianos, é de 28%.