Política

Regina Duarte cobra "Dia da Consciência Branca" e é criticada: 'sem noção'

"Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor, por culpas antepassadas", declarou a ex-global

arolina Antunes/PR
arolina Antunes/PR

A ex-secretária de cultura do governo Bolsonaro, a atriz Regina Duarte foi até às redes sociais neste domingo (21) e fez um texto criticando o  feriado nacional da Consciência Negra. Para a ex-global, a existência da data exclui outas raças, e citou que deve ser comemorado também o "Dia da Consciência Branca".

"Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor, por culpas antepassadas?", questionou.

A bolsonarista aproveitou a data e horas após o Dia da Consciência Negra compartilhou um vídeo antigo e fora de contexto do ator norte-americano negro, Morgan Freeman e completou dizendo: "Quando vamos parar de olhar para trás e enfrentar o hoje, e nos olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade de sermos humanos? Simplesmente, irmãos?", finalizou a veterana.

Nos comentários da publicação, os internautas não perdoraram a "boa intenção" da atriz e a criticaram pelo posicionamento controverso e 'racista'.

"Olha o desserviço", escreveu um seguidor. "Culpa de antepassados que ainda fazem vítimas até hoje. […] Só lamento a ignorância. O racismo nos faz pensar assim. Luto contra esse tipo de pensamento", disparou um autor negro. "Sem noção", criticou um terceiro.