A aprovação em dois turnos da reforma tributária, na Câmara dos Deputados, na madrugada desta sexta-feira (7), trouxe benefícios também para a montadora chinesa BYD, que vai se instalar na fábrica da Ford em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
De acordo com a Folha, em uma mudança de última hora, o relator da matéria na Casa, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), incluiu no texto aprovado um dispositivo que deve assegurar benefícios fiscais à empresa.
O tema vinha sendo negociado sob reserva nos últimos dias e virou uma prioridade para o governo, diante do peso desses negócios para a Bahia. O estado é reduto histórico do PT e também é base eleitoral do ministro Rui Costa (Casa Civil) e do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
O novo artigo foi incluído em uma emenda aglutinativa de plenário, protocolada às 21h43 desta quinta-feira (6) – menos de dez minutos antes da proclamação do resultado da votação do texto-base. Na prática, o item garante a concessão dos benefícios mesmo que a fábrica ainda não tenha sido efetivamente instalada na data da promulgação da Reforma Tributária.