Política

Randolfe pede ao TCU afastamento de ministro e solicita convocação ao Senado

O senador pede que sejam apuradas as condutas dos envolvidos nos apoios a manifestações que buscam um golpe de Estado

Jefferson Rudy/Agência Brasil
Jefferson Rudy/Agência Brasil

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou hoje uma ação no TCU (Tribunal de Contas da União) solicitando o afastamento do ministro Augusto Nardes, que teve vazado um áudio de conteúdo golpista. 

O senador pede que sejam apuradas as condutas dos envolvidos nos apoios a manifestações que buscam um golpe de Estado e que participam da escalada da violência política no Brasil. 

“(…) solicita-se que a eminente Corte de Contas se atente a cobrar informações junto ao Sr. Augusto Nardes, para que preste depoimento sobre todas as informações que detém, bem como determine a aposentadoria compulsória do magistrado ou a sua disponibilidade, considerando a violação disciplinar”, destaca o documento.

Além disso, o parlamentar também apresentou um requerimento, ao Senado Federal, solicitando a convocação imediata do ministro para depoimento nas comissões de Direitos Humanos e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. 

“As falas do senhor Ministro mostram claramente um apoio a ações criminosas de caráter golpista. Não podemos permitir que uma instituição séria, como o TCU, abrigue alguém que ataca a democracia”, frisou.