Eleições

Quaest: em Minas Gerais, Lula tem 45% contra 40% de Bolsonaro

Considerando os votos válidos, o ex-presidente obteria 53%, enquanto Bolsonaro ficaria com 47%

Montagem
Montagem

O novo levantamento de intenção de voto realizado pela consultoria Quaest, encomendado pelo Fundo de Investimentos Genial, para a eleição presidencial em Minas Gerais mostra que, se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Lula (PT) teria 45% dos votos totais (entre 43% e 47%, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais). 

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficaria com 40% (entre 38% e 42%). Indecisos são 8% (entre 6% e 10%) e os que declaram que votarão em branco, anularão ou não irão votar são 7% (entre 5% e 9%).

Considerando apenas os votos válidos coligidos na pesquisa, o ex-presidente obteria 53% dos votos válidos enquanto Bolsonaro ficaria com 47%. 

Descontando a possível abstenção observada no estado e calibrando esses números pelo modelo de likely voter (eleitor provável), Lula teria 52,2%, contra 47,8% de Bolsonaro. Esse modelo, adotado no segundo turno da eleição, identifica os eleitores com maior probabilidade de votar no dia 30 de outubro.

O estado é considerado crucial na disputa presidencial, por ser normalmente bastante equilibrado. No primeiro turno, Lula teve 48,3% dos votos contra 43,6% de Bolsonaro, praticamente a mesma diferença apresentada no levantamento atual.