O Partido dos Trabalhadores (PT) quer indicar a senadora Simone Tebet (MDB) para assumir o comando do Ministério da Agricultura, em caso de vitória do ex-presidente Lula (PT). Entretanto, de acordo com o estadão, a senadora revelou que tem o desejo de chefiar a pasta da Educação.
Tebet ficou em terceiro lugar na disputa e se tornou cabo eleitoral do ex-presidente no segundo turno. Ela é vista pela campanha de Lula como um trunfo político para conquistar votos de indecisos. Todavia, o PT tem planos para a pasta e não pretende cedê-la a partidos aliados.
Simone não condicionou seu apoio a Lula no segundo turno a cargos, mas pediu que, se eleito, o ex-presidente incorpore algumas propostas na área social, como a criação de uma poupança de R$ 5 mil ao jovem que concluir o ensino médio, além de período integral para alunos de cursos técnicos. As propostas foram defendidas por ela no primeiro turno da campanha.
Vale lembrar que a pasta da Educação é bastante simbólica para os governos do PT. Por exemplo, nos governos Lula, e nos primeiros 15 meses da gestão de Dilma Rousseff, a pasta esteve nas mãos do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, hoje candidato do PT ao governo de São Paulo.
Haddad, inclusive, é cotado, caso perca a eleição estadual em São Paulo, a voltar a comandar a Educação. Segundo o jornal, ele está sendo citado como possível nome para as pastas da Casa Civil e Economia.