A Câmara de Salvador realizou na manhã desta quinta-feira (28) uma sessão especial em alusão ao dia de Ação Global para Aceso ao Aborto Legal e Seguro. A sessão foi presidida pela vereadora Laina Crisóstomo, do Psol, e contou com a presença de mulheres representantes das religiões cristãs e pesquisadoras do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres (NEIN-UFBA).
Essa é terceira sessão promovida pelo Psol na Casa Legislativa para discutir o tema, que começou a ser votado no STF em sessão presidida pela ministra Rosa Weber, que declarou voto favorável pela descriminalização.
Na Câmara de Salvador, a discussão do tema provocou embates entre a vereadora Laina Crisóstomo, o vereador Átila do Congo (Patriota) e Ricardo Almeida (PSC). Nesta quinta (28), a vereadora Cátia Rodrigues (União) protocolou uma monção de repúdio “ao ato da ministra que liberou para julgamento no STF a ação sobre descriminalização do aborto”. Também neste quinta, o vereador Alexandre Aleluia (PL) requisitou à mesa da Casa a realização de uma sessão especial no próximo dia 2 de outubro, às 16h30, em Defesa da Vida.
Assista à sessão: