Política

Psol dispara em número de filiados em Salvador e deixa PT e PP para trás; Republicanos lidera

No total, Salvador tem 121.850 pessoas filiadas a algum partido político

Divulgação
Divulgação

Um levantamento feito pelo Portal Salvador FM junto ao banco de dados disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que o Psol teve um aumento de 90,31% em número de filiados em Salvador entre 2020 e 2024. Com o crescimento, o partido deixou para trás legendas como PT e PP. No entanto, a agremiação que lidera o ranking de filiações na capital baiana, há ao menos oito anos, é o Republicanos. 

No total, Salvador tem 121.850 pessoas filiadas a algum partido político. Desse montante, 53% (64.950) é formado pelo público feminino, enquanto os homens são 47% (56.881). Em 2016, o número de filiados na capital baiana era 114.629.

O Psol foi o partido com maior crescimento percentual. Em 2020, a legenda tinha 8.442 filiados, saltando para 16.066 neste ano de 2024. O aumento no período foi de 90,31%, o que deixou a agremiação em segundo lugar na cidade. Na primeira colocação, está o Republicanos com 18.332 filiados. O terceiro lugar ficou com o PT, que tem 13.942 filiações, seguido pelo PP. O partido Progressistas possui 10.576 filiados entre a população de Salvador.

Para o presidente do Psol na Bahia, Ronaldo Mansur, o crescimento é resultado de um trabalho desenvolvido por lideranças políticas e, também, pela procura espontânea de interessados em compor as fileiras socialistas.

"A gente tem um processo de filiação que se dá diariamente. As pessoas entram em contato para se filiar por simpatia com as ideias do partido, mesmo que nunca participem de nenhuma atividade. E, claro, existe a filiação de gente fruto do trabalho de captação realizado por lideranças na capital e no interior do estado", apontou o dirigente.

As pessoas que se filiam e militam no partido, acrescentou o presidente, são motivadas pela identidade com a bandeira ideológica. Há, também, influência decorrente do destaque de figuras no âmbito nacional como Guilherme Boulos, Chico Alencar, Ivan Valente, Erika Hilton, Pastor Henrique, Sâmia Bonfim, Fernanda Melchionna, dentre outras. 

O levantamento mostra um crescimento também do Podemos e uma queda considerável do PSC em número de filiados. O cenário se justifica pela fusão ocorrida entre as duas agremiações no fim de 2022.

Confira, a seguir, o ranking com o número de filiações por partido em Salvador ao longo dos últimos oito anos: