Espaços de poder

PSDB e PDT vão comandar maior número de comissões na CMS; Veja como ficaram as presidências

Os demais partidos contemplados vão dirigir uma comissão cada

Comissão de Constituição e Justiça será presidida pelo vereador Sidinho (PP). Foto: Reginaldo Ipê/CMS
Comissão de Constituição e Justiça será presidida pelo vereador Sidinho (PP). Foto: Reginaldo Ipê/CMS

A Câmara de Salvador instalou, na manhã desta quinta-feira (6), as 13 comissões permanentes e definiu a presidência de cada um dos colegiados. Cada comissão é formada por sete vereadores e dois suplentes, considerando a proporcionalidade dos partidos ou dos blocos na Casa.

Os partidos com maior número de presidências são o PSDB e o PDT, cada um com duas. Os demais partidos contemplados vão dirigir uma comissão cada. As outras nove agremiações que terão vereadores na presidência de colegiado são: PP, DC, UB, PSB, Republicanos, PCdoB, Podemos, PT e PL.

A Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final, considerada o principal espaço de apreciação das proposições no Legislativo, será presidida pelo vereador Sidninho (PP), um legislador da confiança do presidente da Câmara, Carlos Muniz (PSDB). A vice-presidência ficou com a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da oposição no Legislativo. A expectativa era que o comando do colegiado ficasse com o União Brasil, partido do prefeito Bruno Reis e com maior número de cadeiras na Câmara.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização terá os trabalhos dirigidos pelo vereador Daniel Alves (PSDB). Na vice-presidência, estará Paulo Magalhães Júnior (UB).

Na Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, a presidência ficou com Paulo Magalhães Júnior, que terá como vice o vereador Rodrigo Amaral (PSDB).

A Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Públicos Municipais será presidida pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB). A vice-presidência ficou com Anderson Ninho (PDT).

A vereadora Roberta Caires (PDT) será a presidente da Comissão dos Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor. O vereador Jorge Araújo (PP) será o vice-presidente do colegiado.

O vereador João Cláudio Bacelar (Podemos) foi definido para presidir a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais. Para a vice-presidência, foi eleita a vereadora Marcelle Moraes (UB).

A Comissão de Educação, Esporte e Lazer terá como presidente a vereadora Cris Correia (PSDB). O vereador Téo Senna (PSDB) foi escolhido para a vice-presidência.

A vereadora Débora Santana (PDT) presidirá a Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social. O vereador Maurício Trindade (PP) será o vice-presidente.

Na Comissão de Reparação, a presidência ficou com a vereadora Marta Rodrigues (PT). Ireuda Silva (Republicanos) foi eleita a vice-presidente.

O vereador Cézar Leite (PL) foi eleito para presidir a Comissão de Assistência Social e de Direitos das Pessoas com Deficiência. Como vice-presidente, o colegiado terá o vereador Fábio Souza (PRD).

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher terá a vereadora Ireuda Silva como presidente e Isabela Souza (Cidadania) no posto de vice. O colegiado será formado integralmente por mulheres, desde as titulares até as suplentes.

Foto: Reginaldo Ipê/CMS

O vereador Sílvio Humberto (PSB) comandará a Comissão de Cultura, enquanto o vereador André Fraga (PV) ocupará a função de vice-presidente.

Por fim, a Comissão de Legislação Participativa terá como presidente o vereador Alex Alemão (DC). A vereadora Eliete Paraguassu (Psol) será a vice-presidente.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.