Proposta do vereador Antonio Carolino (Podemos) prevê a reforma e qualificação dos terreiros da cidade, a iniciativa aconteceria nos mesmos do Projeto da Prefeitura Morar Melhor.
Vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, o Morar Melhor já reformou mais de 47 mil casas em 370 localidades de Salvador e tem o compromisso público do prefeito Bruno Reis de receber ainda mais aporte de recursos em 2023.
Segundo o vereador, que também já atuou como subsecretário de Reparação, entre os anos de 2020 e 2021, “é correto considerar os templos de matrizes africanas como lugares de restauração de famílias, ativos culturais, núcleos de cidadania, logo, merecedores de deferência e investimentos por parte do poder público”.
No projeto, Carolino propõe a concessão de R$ 20 mil a R$ 30 mil por templo para reformas e requalificação dos terreiros da cidade. Números atualizados da Secretaria Municipal da Reparação indicam que Salvador possui 847 terreiros catalogados, destes 668 georreferenciados e 241 isentos de IPTU.