Política

Projeto de Lei que proíbe uso de pistolas de jato d’água no carnaval é aprovado em comissão na AL-BA

A deputada deu entrada no projeto no dia 24 de fevereiro após o caso de agressão contra uma mulher durante a passagem do bloco 'As Muquiranas'

Divulgação
Divulgação

O Projeto de Lei (PL) que proíbe o uso de pistolas de jato d’água no carnaval de Salvador, feito pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O PL foi aprovado com parecer favorável e foi solicitada dispensa de formalidades para que seja votado na próxima sessão plenária da Casa.

A deputada deu entrada no projeto no dia 24 de fevereiro após o caso de agressão contra uma mulher durante a passagem do bloco 'As Muquiranas',  durante o carnaval no circuito Osmar (Campo Grande). 

"O caso aqui relatado envolvendo foliões do bloco “As Muquiranas”, é um entre diversos outros casos relatados por mulheres que já foram constrangidas por associados desse mesmo bloco, que já se tornaram conhecidos por suas atitudes machistas e misóginas, pois o seu objetivo não é utilizar o “brinquedo” para diversão, e sim para assediar, importunar sexualmente e até agredir as mulheres que encontram em seu caminho", afirmou Olívia.

Em meio às polêmicas, o bloco 'As Muquiranas' anunciou neste domingo (9) o tema para o Carnaval de 2024:  'Deusas da África'.

De acordo com a associação, o tema foi idealizado e elaborado durante anos. Ao divulgar a novidade, o perfil oficial de 'As Muquiranas' reforça que o bloco tem em sua formação 70% de negros entre os associados.