A Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, recebeu a medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa, instituída e concedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). A solenidade foi realizada no átrio do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, na noite da última quarta-feira (26).
Durante o evento, o presidente do TJBA, Desembargador Nilson Castelo Branco enalteceu a trajetória da ministra Rosa Weber, primeira mulher oriunda da Magistratura a ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), e agradeceu a ministra por escolher Salvador como uma das capitais a receber a comitiva do CNJ na retomada dos mutirões carcerários. Em seu discurso, por sua vez, Weber explicou o novo modelo impõe uma cultura mais eficiente de cumprimento da Constituição da República e da Lei de Execução Penal.
“Os mutirões são um movimento essencial para conferir rosto e voz aos que estão privados de liberdade e que, por vezes esquecidos, colocam o Poder Judiciário diante de situação desafiadora”, asseverou a presidente do STF e do CNJ.
A ministra participou de diversos eventos na capital baiana e visitou a cripta do maior brasileiro da história. Na Bahia, a Ministra visitou o Conjunto Penal Masculino de Salvador e uma comunidade quilombola em Lauro de Freitas.