Política

Presidente do Sindpoc cobra explicação do governador sobre reajuste de 4%: 'Frustração'

Servidores estaduais se mobilizaram na Assembleia Legislativa

Vagner Souza / Salvador FM
Vagner Souza / Salvador FM

Um ato simbólico de ocupação organizado por servidores estaduais é realizado, nesta segunda-feira (8), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Dentre os grupos do funcionalismo baiano estão integrantes do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), que rejeitam o reajuste de 4% oferecido para a categoria.   

Segundo presidente da entidade Eustácio Lopes, os servidores aguardam diálogo com o governo estadual. "Esse anúncio de 4% gerou uma frustração para todos os servidores de segurança pública e os demais servidores. Nós aguardávamos que o Governo do Estado pelo menos fizesse um gesto de também oferecer 9%, como o Governo Federal. Diante dessa frustração estamos mobilizando a categoria para ocupar a ALBA hoje. Nós temos uma perda de 54%  ao longo dos últimos seis anos", frisou em entrevista ao Portal Salvador FM.

O sindicalista ainda cobra que o governador Jerônimo Rodrigues dê uma satisfação aos servidores públicos. "O que nós esperamos dele é diálogo, que ele chame os sindicatos e diga: olhe, eu assumi agora, mas garanto que terei uma política de valorização dos servidores. Isso bastaria vindo do governador", afirmou Eustácio. 

Caso não haja acordo, os servidores públicos organizam calendários de mobilizações a partir desta terça-feira (9), em busca de recuperação das perdas salariais. O início de uma operação padrão (ou tartaruga) não é descartada.