Política

Presidente do Senado busca aprovação de regulação da Inteligência Artificial

O senador defende a regulação também pelo potencial de efeito negativo da chamada IA

Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) tem defendido a regulação da utilização da Inteligência Artificial. De acordo com o parlamentar, o desejo é que a aprovação da regulamentação ocorra até o mês de junho. 

"Acho que dá. O projeto é relativamente simples,.foi concebido por uma comissão de juristas", afirmou a jornalistas em Zurique durante um evento com empresários brasileiros. Ele sinalizou a importância de ter essas diretrizes antes que engate a campanha para as eleições municipais, em outubro.

O senador defende a regulação também pelo potencial de efeito negativo da chamada IA generativa no dia a dia. "Nós temos que disciplinar essa inteligência artificial, senão pode-se perder o controle", afirmou.

A proposta estava dentro do projeto de lei das fake news, que foi analisado no ano passado. Pacheco, porém, rechaça a ideia de que a proposta estimule a censura. "Era importante a gente disciplinar isso. Combater anonimato. Combater esses robôs. Dar responsabilidade. Colocar no CPF. As pessoas estão agredindo umas as outras. Nas redes sociais."