O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, descartou um eventual apoio a uma candidatura do ex-presidente Lula (PT) ainda no primeiro turno das eleições, em troca da retirada da pré-candidatura do senador Jaques Wagner ao governo da Bahia. O PT cederia a cabeça de chapa ao senador Otto Alencar (PSD).
“Não temos nenhuma discussão com o PT que envolva questões regionais e a Bahia é um tema local que nem passa por mim”, afirmou Kassab ao jornal Valor Econômico. De acordo com o dirigente do PSD e ex-prefeito de São Paulo, Otto Alencar é candidato à reeleição ao Senado, na chapa do PT. “Isso está sendo discutido localmente, não tem nenhuma vinculação nacional, tem zero repercussão no plano nacional. Nós vamos ter candidato próprio a presidente”, declarou o presidente do PSD.
Em seu segundo mandato, o governador Rui Costa não pode ser candidato à reeleição. Por isso estaria interessado em disputar a vaga ao Senado atualmente ocupada por Otto Alencar, que teria que desistir do projeto de reeleição ao cargo. Nessa hipótese, o vice-governador baiano, João Leão (PP), assumiria o governo do Estado até o fim do ano.
Kassab garante que continua de pé o plano do PSD de ter o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), como cabeça da chapa presidencial da sigla. Pacheco, no entanto, tem dado sinais de que está mais interessado em se reeleger para a presidência do Senado. O mandato parlamentar dele se encerrará somente em 2027.