O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), tem sido considerado um nome importante no tabuleiro para a eleição do ano que vem no estado. Nos bastidores, o gestor, que integra um partido aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), tem sido especulado como um dos nomes possíveis para compor a chapa do petista no posto de vice-governador.
Enquanto isso, no último dia 15, o deputado Penalva (PDT), aliado do ex-prefeito ACM Neto (UB), protocolou na Assembleia Legislativa (Alba) um projeto de resolução para conceder ao chefe da UPB a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria do Parlamento baiano. O gesto sinaliza um aceno do grupo liderado por ACM Neto, virtual candidato a governador pela oposição em 2026, para ter o prefeito de Andaraí por perto.
A UPB é uma associação civil que reúne prefeitos e prefeitas dos quatro cantos da Bahia. Para quem vai disputar o governo do estado em 2026, ter o apoio do presidente da entidade pode ser um diferencial na balança político-eleitoral.
Homenagem
Na homenagem proposta ao presidente da UPB na Alba, o deputado Penalva destacou a trajetória de Wilson Cardoso como empresário, pecuarista e gestor público.
“Wilson Paes Cardoso é merecedor desta distinta honraria a ser concedida por esta egrégia Casa Legislativa, sobretudo por sua valiosa contribuição no fomento ao comércio, pecuária e fortalecimento da política no estado da Bahia”, elencou o legislador em sua proposição.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.