Durante almoço com a imprensa nesta terça-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), considerou que "a Bahia está no paraíso", quando questionado sobre a quantidade de pedidos de autorização de empréstimos encaminhados pelo governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), à Casa Legislativa. Foram cinco apenas neste ano.
O presidente disse que a Bahia é um dos estados Brasileiros que possui uma grande capacidade de endividamento, mas que, quando comparado com outros estados do país, como Minas Gerais, está em vantagem financeira.
"Daqui a três meses, [Minas Gerais] não consegue pagar os funcionários, quanto mais investir. Tem lá um rombo de R$ 160 bilhões. Então, a Bahia ainda está no paraíso. R$ 160 bilhões de um dos três estados mais ricos do Brasil [junto com São Paulo e Rio de Janeiro]. Minas Gerais só sobrevive agora, em 2024, se o governo Federal, Lula, ajudar, senão não paga mais salário. Então, o que eu quero dizer é que a Bahia, um dos estados mais ricos do Brasil, semiárido em mais de 70%, nós ainda estamos privilegiados se você falar em relação aos outros estados do Brasil", analisou.
Aplicação de recursos
Na ocasião, o parlamentar ainda disse que vê com "tranquilidade" a quantidade de pedidos de autorização de empréstimos enviados à AL-BA pelo governo estadual.
"É importante salientar que todas as administrações, a maioria delas, toma empréstimos. Não é pecado você tomar empréstimos. É uma coisa normal para países, para cidades, para governos, desde quando os recursos sejam bem aplicados", salientou Menezes.