Prefeitura de Ilhéus decreta situação de emergência na saúde

A decisão foi oficializada no Diário Oficial do Município (DOM) na quarta-feira (8) e divulgada nesta quinta-feira (9)

Foto: Divulgação/Secom
Foto: Divulgação/Secom

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (União), decretou estado de emergência na saúde pública do município. A decisão foi oficializada no Diário Oficial do Município (DOM) na quarta-feira (8) e divulgada nesta quinta-feira (9).

Segundo a Prefeitura, o decreto reflete a situação de abandono deixada pela gestão anterior e visa permitir a implementação de ações urgentes para garantir o atendimento à população. A administração local aponta diversos problemas críticos na área da saúde, como o precário estado da frota de ambulâncias – com apenas duas em funcionamento – e o desabastecimento generalizado de medicamentos.

Além disso, a gestão informou que os almoxarifados da Secretaria de Saúde e as unidades de saúde estão vazios, e que a cidade enfrenta débitos milionários com servidores e prestadores de serviços, como médicos. A situação financeira também é alarmante, com o saldo nas contas bancárias da Secretaria de Saúde abaixo de R$ 4 mil, o que dificulta o pagamento de funcionários.

O decreto de emergência autoriza, entre outras medidas, a cessão de veículos entre as secretarias e contratações emergenciais caso os veículos disponíveis não sejam suficientes. Também fica permitido a aquisição de peças e serviços para manutenção da frota. Além disso, o governo municipal comprometeu-se a apurar a responsabilidade pelos problemas e encaminhar as conclusões aos órgãos de controle, como Tribunais de Contas, Ministério Público e Câmara Municipal.

A Prefeitura informou que o decreto terá validade de 90 dias, podendo ser prorrogado caso os problemas persistam.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.