Ao menos neste momento, o prefeito de Salvador Bruno Reis (UB) descartou a retomada do uso de máscaras na capital baiana. Apesar do aumento de casos da covid-19 em todo o estado, Reis afirma que os números ainda não refletem na saúde e no aumento do uso de leitos destinados à doença.
Segundo o prefeito, apenas 20% dos leitos estão ocupados em Salvador. “Estabilizados [leitos]. Em relação ao futuro, não quero gerar instabilidade. Cada dia na sua agonia. Hoje não cogitamos nada. Amanhã, os números vão dizer”, disse.
Reis ainda ressaltou a importância de completar o ciclo vacinal contra a covid-19. “O que peço é que as pessoas continuem se vacinando. Ontem impedi no Judiciário a paralisação dos postos [greve dos servidores], hoje o Ministério da Saúde anunciou quarta dose para acima de 50 anos”.
Outras cidades
A prefeitura de Guanambi, no sudoeste da Bahia, determinou que o uso de máscara volte a ser obrigatório em ambientes fechados, a partir desta terça-feira (31). A medida foi adotada após o crescimento de casos ativos de Covid-19 no município. A gestão não informou até quando a decisão é válida, e mantém facultativo o uso do equipamento em locais abertos.
De acordo com o decreto, em caso de descumprimento da ordem, serão adotadas medidas de polícia administrativa, que vão desde advertência a suspensão temporária, interdição de estabelecimento ou mesmo cassação de alvará, independentemente de acionamento de força policial.