O prefeito do município de Seabra (Chapada Diamantina), Fábio Lago Sul (PP), teve os sigilos bancário, de dados telefônicos e fiscal quebrados após determinação do Tribunal da Justiça da Bahia (TJ-BA).
A medida atendeu a um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O órgão apura irregularidades em licitações firmadas pela atual gestão seabrense com uma empresa de contabilidade – a suspeita é a de que tenha havido crime de execução em diversas inexigibilidades nos procedimentos executados.
De acordo com o jornal A Tarde, a ação corre em segredo de justiça e apura os contratos firmados entre a Prefeitura e a empresa que seria de propriedade de Pedro de Araújo Teles Júnior. As investigações tiveram início em setembro de 2022, quando foram observados os tratos firmados entre os anos de 2017 e 2022, na primeira gestão de Fábio Lago Sul.
A denúncia ao MP-BA foi feita pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), que apontou irregularidade em dois contratos firmados em 2019, além da condenação do prefeito a pagar uma multa no valor de R$ 3 mil.
Na decisão, a Corte baiana determinou também a ampliação da investigação para tomar conhecimento de todas as contratações diretas firmadas pela Prefeitura de Seabra, "já que os objetos contratuais e as justificativas da formação/permanência da prestação dos serviços de natureza contábil são as mesmas".