Articulação política

Prefeito de Ituaçu reúne 159 apoiadores na disputa pela UPB

Gestor foi reeleito no último dia 6 deste mês de outubro

Prefeito Phellipe Brito ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e da primeira-dama Tatiana Velloso. Foto: Divulgação
Prefeito Phellipe Brito ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e da primeira-dama Tatiana Velloso. Foto: Divulgação

O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), decidiu entrar na disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Em entrevista ao portal PS Notícias, Brito relatou que já conseguiu reunir, até a tarde desta sexta-feira (25), o apoio de 159 prefeitos e prefeitas em diversas regiões do estado. 

Reeleito no último dia 6 deste mês, o gestor é presidente do Consórcio Regional de Saúde de Brumado, entidade que reúne 20 municípios da região. O prefeito informou que entrou na corrida pela gestão da UPB após conversar com lideranças políticas como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o senador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, e o ex-governador e ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), além de alguns parlamentares.

“Tem muitos prefeitos me apoiando, sou amigo de todo mundo, de prefeitos de oposição e de situação. Nosso objetivo é desempenhar um trabalho que possa fortalecer o municipalismo e levar as pautas importantes dos municípios ao governo baiano e ao federal”, apontou o gestor.

Além de Brito, outros prefeitos da base do governador Jerônimo Rodrigues externaram a vontade de concorrer ao posto de presidente da UPB. No entanto, chefe do Executivo de Ituaçu pregou o diálogo para chegar a um consenso entre os aliados. “Meu interesse é entrar em comum acordo. Todo mundo que botou o nome é da base. Acredito que teremos uma definição em breve”, sinalizou.

A previsão é que a eleição aconteça no mês de janeiro de 2025. O mandato de presidente da entidade tem dois anos de duração.