O pré-candidato ao Governo da Bahia, Kleber Rosa (PSOL), salientou que a Bahia precisa desenvolver um trabalho para erradicar o analfabetismo. O socialista, que é professor da rede estadual de ensino há mais de 20 anos, garantiu que, caso seja eleito, irá implementar Programas de valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pontuou que o Estado precisa realizar uma campanha de retorno dos alunos do EJA às salas de aula.
Rosa denunciou que a gestão do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), fechou, em 2021, 40 escolas de Educação de Jovens e Adultos. "A Bahia que nós temos hoje do analfabetismo, da violência e da fome, é um reflexo da oligarquia carlista, da condução histórica do carlismo", afirmou o pré-candidato.
O professor frisou que o aluno do EJA possui necessidade de trabalhar para garantir a sobrevivência familiar e a gestão pública precisa ter sensibilidade para executar um trabalho que tenha como foco a inclusão de jovens e idosos da Bahia. " O carlismo faz exatamente o oposto. Fecha as turmas de EJA. Nunca podemos esquecer do legado dos educadores Paulo Freire e Anísio Teixeira de educar para libertar, educação para construir cidadania", acrescentou.
Kleber lamentou também que a qualidade do ensino na Bahia durante as gestões petistas: "O governo Rui também não deu à Educação a atenção necessária porque deixou de valorizar o principal na educação, que é o professor. Vamos trabalhar para dar dignidade e plenas condições de trabalho aos nossos professores. Só assim vamos elevar o nível da educação na Bahia como um todo", concluiu.