Anunciado como pré-candidato à presidência da República, o líder nacional do União Brasil, Luciano Bivar, contratou o marqueteiro Augusto Fonseca para cuidar da sua campanha.
Fonseca foi marqueteiro da pré-campanha do ex-presidente Lula, mas deixou a equipe em abril por "razões administrativas e financeiras". Ele tem um histórico antigo no ramo, com o comando de campanhas para Aécio Neves (PSDB) em 2014 e de Ciro Gomes (PDT) em 2018.
O União Brasil filiou recentemente o ex-juiz Sergio Moro, que viu ruir precocemente a sua candidatura à presidência pelo Podemos e agora pode sair para a Câmara Federal. Contudo, a possibilidade de Moro sair candidato ao Planalto pelo UB foi vetada e Bivar assumiu a dianteira.
Fonseca deve trabalhar no partido ao lado de outros marqueteiros de renome como Paulo Vasconcellos e Chico Mendez.
Apesar da candidatura anunciada, o UB analisa ainda se alinhar ao MDB, PSDB e Cidadania. Os dois primeiros tem pré-candidatos anunciados, mas juntos não chegam a somar nem 8% das intenções de voto, de acordo com as pesquisas recentes.
Bivar e outros representantes do partido defendem, entretanto, uma chapa 'puro sangue' com dois nomes da sigla.
Esse é objetivo do secretário-nacional do UB, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Pré-candidato ao Governo da Bahia, ele tem evitado nacionalizar a eleição e pretende deixar o palanque em aberto no estado.