Política

Possível candidato em SP, Moro diz que mudou domicílio eleitoral por morar em hotel

Segundo advogados do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Moro vive hoje entre Curitiba, capital do Paraná, estado onde nasceu, e São Paulo

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), que viu nas últimas semanas a sua ambição de sair candidato à presidência reduzir para uma disputa pelo legislativo, justificou a sua mudança de domicílio eleitoral para São Paulo por morar em um hotel na capital paulista.

Segundo advogados do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Moro vive hoje entre Curitiba, capital do Paraná, estado onde nasceu, e São Paulo. Eles alegaram que Moro utiliza a cidade como um "hub", que no mundo dos negócios se refere a uma plataforma integrada, um local que concentra iniciativas tecnológicas.

“Filiando-se ao Podemos em novembro de 2021, Moro estabelece São Paulo como sua base política. Passa a residir na capital paulista, no Hotel Intercontinental, cumprindo agendas semanais em São Paulo e, valendo-se da cidade como seu hub. Chegadas e partidas, das viagens nacionais e internacionais, sempre da capital”, justificaram os advogados de Moro.

A mudança também colocaria Moro fora da rota de confronto com Deltan Dallagnol, ex-Procurador filiado ao Podemos que tenta uma vaga na Câmara Federal pelo Paraná. 

Moro deixou o Podemos para se filiar ao União Brasil, ao ver minar as suas chances na disputa presidencial. O partido de ACM Neto e Luciano Bívar demarcou que ele deve concorrer por São Paulo.

Agora, o Podemos pretende cobrar o UB pelos gastos com Moro. O partido diz ter gasto cerca de R$ 4,9 milhões com o ex-juiz enquanto ele esteve filiado. Moro teria, inclusive, viajado para sacramentar sua filiação à legenda, com recursos do seu ex-partido.