A Bahia pode perder duas vagas na Câmara dos Deputados. Hoje, o estado tem 39 parlamentares eleitos. Acontece que o número de parlamentares por Estado na Casa é proporcional à população de cada ente federativo, como rege a Lei Complementar 78/93. Segundo dados preliminares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população baiana cresceu menos que a de outros Estados, por isso o abatimento de duas cadeiras.
Um dos mais notáveis constitucionalistas do país, o juiz baiano Dirley da Cunha Jr. leciona ainda que o "número total de deputados federais, bem como a representação por Estado e plo Distrito Federal, será estabelecidade por lei complementar, porporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessário, no ano anterior às eleições".
Segundo o cientista político e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Claudio André, a possível perda de dois representates tem implicações para a Bahia.
"Perde-se representação para determinadas agendas, além de um impacto mediato do aumento do quociente eleitoral, do impacto nos pequenos partidos. Perdemos força", afirmou, à Salvador FM.
De acordo com André, outros Estados, que estão em crescimento populacionais mais acentuado, devem ganhar mais representantes, a exemplo de Santa Catarina, que pode obter mais quatro cadeiras no próximo certame.
"A Bahia tente a perder para 2026 e pode aumentar representação de alguns estados. Minas Gerais ganha mais uma, Pará e também Santa Catarina, que é o estado que mais se inclina à extrema direita", lembrou.
Salvador – O IBGE apontou a Bahia ainda como o o quarto estado mais populoso do Brasil, com 14.136.417 habitantes, ficando atrás de São Paulo (44.420.459 habitantes), Minas Gerais (20.538.718 habitantes) e Rio de Janeiro (16.054.524 habitantes).
Por outro lado, Salvador, que já ocupou o posto de terceira maior cidade do país, agora está na quinta colocação do ranking, sendo ultrapassada por Fortaleza/CE. Segundo o Censo, a capital baiana tem 2.418.005 habitantes, contra 2.428.678 habitantes da capital cearense.