O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o vereador Claudio Tinoco (DEM) e o atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM), lamentaram a morte do maestro, compositor e arranjador Letieres Leite, de 61 anos, que faleceu nesta quarta (27).
"Letieres soube encantar e alegrar os corações como ninguém. Com certeza, será uma grande perda para a cultura do nosso país. Deixo meus sinceros sentimentos para todos os familiares e amigos do maestro", destacou Neto.
Tinoco, que é ex-secretário de Cultura e Turismo da capital baiana, ressaltou a importância do maestro para a cultura e a música baiana. “Recebi com muito pesar a notícia. Suas contribuições para a cultura e música baiana são eternas. A Orquestra de percussão e sopros Rumpilezz, maior orgulho de seus 30 anos de carreira, com fortes influências da cultura baiana, é um presente pra o nosso estado. Sua vida inteira foi baseada na arte e, através dela, ele se eterniza”, pontuou o edil.
Vale ressaltar, que o maestro soteropolitano ficou mais conhecido através do projeto Rumpilezz, que iniciou no Teatro Gamboa, em 2005. Em 2006, Letieres criou a Orkestra Rumpilezz. O maestro também foi responsável pela criação da Academia de Música da Bahia, que desempenhou inúmeras pesquisas sobre a fusão dos ritmos baianos com as dinâmicas de movimentos como o jazz, a black music e a música negra norte-americana – que carrega traços do funk.
O atual prefeito de Salvador também se manifestou nas redes sociais. “Que dia triste para a música da Bahia e de todo Brasil! O maestro Letieres Leite é um dos maiores músicos desse país. Sua história e legado com a Orkestra Rumpilezz jamais serão esquecidos da nossa memória. Que Deus conforte toda família e amigos neste momento de profunda dor!”, declarou Reis em seu Twitter.