O vereador e presidente da Câmara de Itiúba, Paulo Vinícius Jansen Melo Bastos Silva (Avante) move uma ação na Justiça na tentativa de recuperar quase meio milhão de reais perdido em uma plataforma de investimentos que prometia rendimento de 2% ao dia. O processo tem como alvo a 18k Ronaldinho, uma empresa atribuída ao ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho.
Na ação, o chefe do Legislativo pede indenização por danos materiais e morais e coloca como responsáveis pelo golpe a empresa 18K Ronaldinho Comércio e Participações, o próprio Ronaldinho Gaúcho, os sócios Rhafael Horácio Nunes de Oliveira, Marcelo Lara Marcelino, a 18k Watches Comércio Atacadista e Var de Relógio, a 18k Watches Corporation, além das pessoas físicas Bruno Rodrigues Alcântara e Athos Trajano da Silva.
De acordo com um despacho do juiz de direito Mateus de Santana Menezes, Paulo Vinícius afirma ter sido vítima do golpe conhecido como pirâmide financeira. A promessa da plafatorma 18k Ronaldinho era de rendimentos de até 2% ao dia com negociação de Bitcoins.
Em sua ação, o vereador argumentou que foi convencido a investir no negócio em função da credibilidade e visibilidade do nome do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho. Ele relatou que o negócio aparentava ser “sério, confiável e rentável”. Paulo Vinícius explicou que investiu na 18k, em uma transferência feita no nome de Bruno Aurélio Alcântara Rodrigues, o valor de R$480 mil. Desse montante, frisou o legislador, recuperou apenas R$ 19.599,10.
A ação protocolada em 2020 ainda não teve desfecho no Judiciário baiano. Ao longo desta sexta-feira (22), a reportagem tentou localizar o vereador Paulo Vinícius, mas não obteve êxito até a publicação desta matéria.
CPI das Pirâmides
Em agosto do ano passado, Ronaldinho Gaúcho foi ouvido na Câmara dos Deputados em uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras. Na oportunidade, ele negou ser sócio da plataforma 18k Ronaldinho Comércio e Participações.
“Eu nunca fui sócio da empresa 18k Ronaldinho Comércio e Participações. Os sócios de tal empresa são os senhores Raphael Horácio Nunes de Oliveira e Marcelo Lara Marcelino. Eles utilizaram indevidamente meu nome para criar a razão social dessa empresa”, relatou.
Carreira política
O vereador Paulo Vinícius Jansen Melo Bastos Silva, natural de Salvador, está em seu segundo mandato no Legislativo de Itiúba. Nas eleições deste ano, ele concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa liderada por Drª Cecília (PCdoB). A coligação “Experiência e Juventude para uma Gestão Responsável” não obteve êxito nas urnas.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.